O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, nomáximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização (1º ano. 2º ano, 3º ano).
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro
eixos de atuação:
1-Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo.
2- Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais.
3-Avaliações sistemáticas;
4-Gestão, controle social e mobilização.
Dentre as ações do Pacto apresentadas acima, esse documento terá como foco discutir de forma aprofundada a formação continuada dos professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo.
Assim, na primeira parte, vamos tratar do ciclo de alfabetização, com sugestões e reflexões sobre a sua organização e, posteriormente, serão discutidos aspectos relativos ao projeto de formação continuada.
No mínimo os alfabtizadores precisam atender aos seguintes critérios para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
- Ter domínio dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento do ensino da leitura e da escrita na perspectiva do letramento;
- ter habilidades para interagir com as crianças, dinamizando o processo pedagógico e promovendo situações lúdicas de aprendizagem
- Ser assíduo e pontual. evidenciando compromisso com os processos pedagógicos;
- ter sensibilidade para lidar com a diversidade social, cultural e tnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário